Banco Central

O Banco Central - BaCen (ou BC) é o principal órgão executivo/fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional (caso a prova pergunte). Na verdade, ele é quem fiscaliza TODAS as instituições financeiras e mais algumas. O BaCen é a principal autarquia federal responsável por fiscalizar/executar as normas do CMN - a outra é a CVM, a quem compete apenas os assuntos relativos a mercado financeiro.

É importante citar que o responsável direto pela política monetária e câmbial no Brasil é o BaCen, sendo que o CMN dá apenas "diretrizes gerais". Além disso, ele é a única autoridade monetária do país.

[O que significa ser autoridade monetária?]

Para que o BaCen desempenhe seu papel, ele usa de 3 instrumentos de política monetária. Existem outros, mas para nossa prova, bastam os 3 básicos:
As políticas monetárias servem pra controlar a inflação principalmente. Além disso, servem pra suprir as necessidades das instituições financeiras, financiar a dívida pública, entre outras finalidades [não é tão necessário entender todas as finalidades das políticas monetárias, apenas a principal que é controlar a inflação... depois posso escrever um texto que detalhe melhor as finalidades que eu sei, aí alguém pode comentar o que pode melhorar, sei lá].

Outra coisa importante de citar é sobre a diretoria do BaCen. Ela é composta de 8 diretores e 1 presidente. Esses diretores (inclusive o presidente) são indicados pelo Presidente da República e passam por uma sabatina feita pelo Senado antes de assumirem.

Essa sabatina é como se fosse uma prova oral, onde os senadores vão fazendo perguntas e o diretor indicado vai respondendo (procurem a sabatina do último presidente do BaCen, Alexandre Tombini, tem no youtube). A sabatina é uma ordem dada pela Constituição federal.

Essa diretoria do BaCen também é a responsável pelo Comitê de Política Monetária - o COPOM.

Paztejamos

Um comentário:

  1. Banco Central na Constituição Federal de 1988:
    "Compete privativamente ao Senado Federal:
    1)Aprovar previamente,por voto secreto,após arguição pública,a escolha do Presidente e diretores do Banco Central;
    2)Compere privativamente do Presidente da República nomear,após aprovação pelo Senado Federal o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores quando determinados por lei.."

    ResponderExcluir