Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES é um banco com carteira de desenvolvimento que tem um nome auto-explicativo: visa o desenvolvimento Econômico (financia a parte industrial) e Social (apoia obras sociais, empresta pra projetos que visem o desenvolvimento de uma região menos favorecida, etc).

É importante destacar que, apesar de o BNDES ter carteira de desenvolvimento, ele não é um banco de desenvolvimento, visto que a regra obriga que bancos de desenvolvimento sejam estaduais.

O BNDES é subordinado ao BaCen quando faz papel de banco, emprestando dinheiro, mas normalmente ele é subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDIC).

Mas como funciona o financiamento que o BNDES faz? Existe agência do BNDES pra atender as pessoas? Não. Para explicar, vamos supor que eu criei um projeto de música num bairro carente. Mas para isso, eu preciso de dinheiro pra comprar os instrumentos - se o bairro é carente as pessoas não vão ter dinheiro pra comprá-los sozinhos. Então, para pegar um financiamento com o BNDES, eu vou num banco, por exemplo o Banco do Brasil, e peço que eles consigam um financiamento com o BNDES. O BB vai me avaliar, vai avaliar meu projeto, vai ver se é viável e, se ele aceitar, aí sim ele vai no BNDES pedir o dinheiro. Lá no BNDES eles vão olhar pra ver se é interessante pro BNDES emprestar pro meu projeto. Se sim, o BNDES repassa o dinheiro pro BB que repassa pra mim. Importante nessa história é que, o financiamento é 'indireto' - o risco da operação é o do BB. Portanto, caso eu dê um calote no BB, ele é obrigado a pagar o BNDES.

Outra coisa importante é que o BNDES faz financiamento com taxas baixas, com taxa zero e a fundo perdido. Taxa zero significa que não vou pagar juros nenhum; Financiamento a fundo perdido é que eu não preciso devolver o dinheiro.


Então, no meu exemplo da escola de música, o BNDES pode julgar que o meu projeto é algo de interesse público e não me financiar a fundo perdido.


Por fim, o BNDES tem uma subsidiária chamada BNDESPAR. Ao que me parece, essa BNDESPAR é um 'jeitinho brasileiro' para o BNDES fazer investimentos em empresas. O BNDESPAR compra ações de empresas que julga interessantes.

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário