Breve Resumo Sobre o que é Dinheiro

Já parou pra se perguntar por que o dinheiro é feito de papel? E por que uma nota de 5 reais vale exatamente 5 reais e um papel onde eu escrever "5 reais" não vale nada?

Na verdade o dinheiro já foi muitas coisas. O dinheiro já foi sal, já foi roda, já foi até boi... Mas, imagina se eu quisesse comprar alguma coisa que custasse o valor de 3 bois, eu teria que levar meu boi até a loja e trocá-lo pela mercadoria? E se ele morresse no meio do caminho... seria um prejuízo. Além disso, e alguma coisa que valesse mais que 2 bois e menos que 3 bois? como eu faria pra entregar 2,5 bois pela mercadoria?

Conforme a necessidade por trocas ia aumentando ao longo da história os homens foram trocando de moeda para adequá-la a sua necessidade. Até que chegaram no ouro como unidade monetária. No começo o ouro era carregado pra lá e pra cá. Mas isso trouxe alguns problemas como o medo de ser roubado e o problema de carregar muito peso (ouro é pesado, oras).

Para resolver isso, alguns homens começaram a criar armazéns onde as pessoas poderiam levar seu ouro e deixá-lo guardado lá, recebendo em troca um recibo. Esses eram, enfim, os precursores dos bancos de hoje em dia. Já os recibos eram conhecidos como papel-moeda.

Ao longo do tempo esses "banqueiros" começaram a se dar conta que, com a facilidade que as pessoas tinham em trocar os recibos por mercadorias sempre que quisessem, esqueciam que o seu ouro estava estocado, dando valor especificamente ao papel. Portanto, o ouro estocado ficava guardado ali praticamente para sempre. Por causa disso, os banqueiros começaram a dar recibos indiscriminadamente, sem de fato ter ouro suficiente para entregar pelo recibo. Logo, se, por exemplo, todos as pessoas que tivessem recibo do banco X, onde o ouro tivesse sido estocado, fossem buscar seu ouro em troca dos recibos, não haveria ouro para todos, visto que havia mais dinheiro em recibos do que em ouro. Isso é conhecido hoje como "poder multiplicador dos bancos". Quando esses banqueiros emitiam recibos sem lastro (ou seja, sem ouro que o valide), estavam emitindo moeda.


Conforme o tempo passou, esse sistema foi sendo elaborado e aperfeiçoado, até que hoje os recibos não são mais recibos, são cédulas de dinheiro e o nosso dinheiro não é mais lastreado em ouro, mas em dólar. Porém, o poder multiplicador dos bancos permanece e, para que não haja risco de todo mundo descobrir que não existe dinheiro pra todo mundo, existem regras que os bancos precisam cumprir.

Assim, dinheiro é algo como uma grande mentira em que todo mundo acredita. Enquanto todo mundo acredita, a confiança no Sistema se mantém. O Sistema não pode correr o risco de perder a confiança, chamado Risco Sistêmico, porque no dia que todo mundo desacreditar, todo mundo corre pro banco pra sacar o seu dinheiro e guardar debaixo do colchão. Só que quando chegar lá, vai perceber que não existe dinheiro impresso pra todo mundo.

[ o que não ficar claro me digam... percebo que fui confuso em alguns pontos .. além disso, quem souber explicar de uma forma melhor, fique a vontade, sou bem enrolado nesse assunto ]

Paztejamos

4 comentários:

  1. Ficou claríssimo, Jean! Tanto que vejo que realmente vivemos sob um Sistema que nos controla em prol do dinheiro.

    O pior é que, mesmo não concordando com esse tipo de vida, em que tem que correr atrás do dinheiro, dependemos justamente dele para nos mantermos vivos!

    Caraca, isso é uma armadilha!!!

    Sim, eu sou meio socialista e por isso fico mais absurdada!

    Que o Senhor nos proteja!

    ResponderExcluir
  2. xD
    eu também sou meio socialista
    mas um "socialista" tranquilo, não aqueles que acham que tudo é 'conspiração da burguesia' :P
    na verdade eu sou só defensor de algumas bandeiras que os socialistas apoiam, como moratória da dívida pública... mas aí é papo pra mais de hora xD

    ResponderExcluir
  3. Moratória da dívida pública?
    Eita, nunca ouvi falar, rsrsrs
    Soh leiga xD

    ResponderExcluir
  4. Um comentário que pode ser acresentadodentro do assunto,é a definição do que é moeda(Dinheiro):
    "Considera-se moeda propriamente dito,os itens que podem ser imediatamente utilizados para pagamento como papel-moeda e depósitos á vista.Outras forma de pagamenti são considerados QUASE MOEDA."

    ResponderExcluir