Comitê de Política Monetária

O Comitê de Política Monetária - COPOM é uma reunião que ocorre 8 vezes ao ano, acontece em duas partes - a primeira na terça-feira e a segunda na quarta-feira - e serve basicamente pra definir a taxa meta Selic e seu eventual viés, além de analisar o Relatório de Inflação.

A taxa Selic é a taxa básica de juros. O que o COPOM define é meta Selic porque na verdade a taxa não é arbitrária [pelo que eu entendi, existe um cálculo para ela], portanto o objetivo é definir a meta e tentar usar das políticas monetárias pra alcançar essa meta.

O viés é uma possibilidade que o COPOM dá ao presidente do BaCen de alterar a taxa de juros entre as reuniões. Se o COPOM definir, por exemplo, que a taxa de juros vai ser 12% com viés de alta, o presidente do BaCen pode, entre uma reunião e outra, aumentar a taxa, se achar conveniente. Por outro lado, se for decidido por viés de baixa, o presidente pode diminuir a taxa. Por fim, pode ser definido sem viés, que significa que a taxa tem que ficar ali nos 12% cravadinha, até a próxima reunião. Importante: não existe viés neutro(!) para a prova, apesar de se falar em viés neutro como um sinônimo de sem viés. Então se a prova perguntar quantos tipos de viés existem, a resposta é 2: de alta e de baixa.

É interessante citar que as decisões do COPOM servem para que se atinjam as metas de inflação definidas pelo CMN. Caso isso não aconteça, o presidente do BaCen é obrigado a escrever uma carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando porque não foram alcançadas as metas de inflação.

No fim de cada trimestre o COPOM divulga o relatório de inflação, que é um texto que analisa e economia e divulga as projeções econômicas para o futuro.


Participam dela, com voto, 7 diretores e o presidente do BaCen, que tem voto de qualidade (se a votação empatar, ele desempata). Além disso existe um grande número de outros representantes sem direito a voto [eu imagino que não caiam esses representantes].

[se faltar alguma coisa, me comentem]


Paztejamos

10 comentários:

  1. mas, não são 7 diretores que existem: administração, assuntos internacionais, fiscalização, organização do sistema financeiro, política econômica, política monetária e regulação do sistema financeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quanto ao nome de cada diretoria, eu sinceramente tenho que dar mais uma procurada (tirei minhas apostilas de conhecimentos bancários da estante agora... mas, em especial, aquele que me baseei quando escrevi esse texto, está emprestada). Porém, posso te afirmar com certeza que são 8 diretorias, pois o próprio site do Banco Central informa isso. Dá uma olhada nesse link (lá embaixo tem a última alteração da composição do COPOM, datada de 1985):

      http://www.bcb.gov.br/?HISTORIADIR

      espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Hilberio, dando uma olhada melhor nesse link que te deixei, notei que tem um .pdf que explica a composição histórica "pelas áreas de atuação dos diretores". Ali, ao que percebi, dá pra saber quais são as diretorias em vigor hoje.

      Abraço,
      E conto com a tua participação aqui para que esse blog cresça =D

      Excluir
  2. JaeN, o link que segue mostra a composição da diretoria colegiada do BACEN e pelas minhas contas são 7 diretores, será que existe alguma pegadinha e eu não estou percebendo? kkkkkkk
    http://www.bcb.gov.br/?QUEM

    ResponderExcluir
  3. o regimento interno, também informa 7 diretores: http://www.bcb.gov.br/Adm/RegimentoInterno/RegimentoInterno_2.5.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tava dando uma olhada nesse link:

      http://www.bcb.gov.br/pre/historia/comp_historica_BCB_estrutura.pdf

      Nesse link dá pra acompanhar as mudanças dos diretores do BaCen desde 92 por diretoria.

      O que eu percebo é que algumas diretorias de 92 pra cá foram sumindo ou se transformando em outras. Não consegui achar qual que sumiu, mas provavelmente alguma deva ter deixado de existir nesses últimos tempos (provavelmente 2010, 2011 ou até 2012) e o pessoal do Banco Central não atualizou o link que eu deixei antes... só a parte principal.

      Eu não sei, mas com base nessa nossa pesquisa rápida, eu assumiria que são 7 diretorias agora.

      Eu sugiro que coloquemos uma pergunta na comunidade "Conhecimentos Bancários" no orkut... provavelmente alguém lá deve ter a resposta dessa nossa dúvida.

      Excluir
  4. eu já consegui a resposta correta, realmente o COPOM pode ser formado por "até" 9 membros, o presidente do BACEN e 8 diretores, no entanto a atual composição conta com 7 diretores, pois a DIRETORIA DE ESTUDOS ESPECIAIS foi desativada em 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amigo,
      eu postei na comunidade do orkut a pergunta como eu falei, e um cara respondeu exatamente isso mesmo.

      ó o link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=33731833&tid=5701955349089412089

      Mas é isso aí, errando que agente aprende.
      vou corrigir esse texto logo logo... só não faço isso agora porque é madrugada, eu tive um dia cheio e to caindo de sono =/

      Grande abraço e espero que volte sempre ao blog pra que tenhamos mais avanços na matéria assim como esse =D

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Propaganda zuada NO MEU BLOG não vai rolar!

      Excluir