Depósito Compulsório

Depósito Compulsório é um procedimento usado para fazer política monetária. Para entendê-lo, primeiro é necessário entender o que é o dinheiro que agente usa hoje.

[O que é dinheiro?]

O Depósito Compulsório serve para conter algo conhecido como "poder multiplicador dos bancos". O poder multiplicador dos bancos é algo bem simples. Vamos supor que o Almir vai no Itau e deposita R$1000. Logo em seguida o Bruno também vai no Itau e pega um empréstimo de R$1000. Evidentemente ele não sai com 1000 na mão, ele deixa na conta dele, no Itau mesmo. Portanto, com os R$1000 que o Almir depositou no Itau, o Itau conseguiu fazer 2000: 1000 na conta do Almir e 1000 na conta do Bruno.

Evidentemente se não houver uma regra quanto a isso, o Itau pode criar dinheiro a vontade, tendo apenas uma pequena porção em caixa.

Para travar isso, o BaCen define que determinada porcentagem de cada operação feita no Itau deve ser depositada numa conta que o Itau abre no BaCen, chamada Conta Reservas Bancárias. Esse depósito que é o tal de Depósito Compulsório. Assim, no nosso exemplo, supondo que o Compulsório é de 50%, quando o Almir deposita R$1000 no Itau, o Itau se obriga a colocar R$500 no BaCen. Aí quando o Bruno pega o empréstimo, ele só pode pegar R$500, e ao fazê-lo, o Itau deposita mais R$250 no BaCen. Assim o BaCen controla a quantidade de moeda na economia.

Paztejamos

3 comentários:

  1. "Depósito Compulsório é um procedimento usado para fazer política monetária. Para entendê-lo, primeiro é necessário entender o que é o dinheiro que NÓS USAMOS HOJE."

    ou até

    'Depósito Compulsório é um procedimento usado para fazer política monetária. Para entendê-lo, primeiro é necessário entender o que é o dinheiro que A GENTE USA HOJE."

    agente é diferente de a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo, vai estudar para entender... pare de exibir-se... quero ver encarar uma faculdade de atuária... aliás, vc sabe o que significa atuária? Sabe quantos atuários temos no Brasil hoje? Ouse descobrir e respeite o sr Jean. Acho desnecessário identificar-me (também).

      Excluir
    2. Anonimo 2, obrigado pela defesa. Eu nem perco tempo com esse tipo de comentário mais. No começo eu respondia, agora eu só ignoro.

      O caso é que o 'agente' sai de propósito, mas poderia muito bem ser ainda um defeito na minha barra de espaço... mas eu não me importo mais em responder.

      Obrigado aí pela resposta ao de cima aí, mas nem se preocupa, só ignora mesmo... porque eu ignoro.

      Excluir