Garantias do Sistema Financeiro Nacional

Garantia é algo que se dá quando alguém não confia muito na pessoa com quem está combinando algo. Por exemplo, se alguém que eu não conheço me pedir 1000 reais, provavelmente eu vou ficar desconfiado de que, caso eu empreste, não receberei de volta esse dinheiro. Para isso alguém me dá "algo" em garantia.

Essa garantia pode ser uma palavra de confiança de alguém em quem eu confie (garantia fidejussória) ou uma coisa de valor (garantia real).

Dessa forma, as garantias do Sistema Financeiro Nacional são divididas nestas duas classes:
Além disso, existe ainda um fundo privado criado para assegurar o dinheiro dos correntistas no caso da quebra de um banco, que se chama Fundo Garantidor de Crédito - FGC.

Paztejamos

3 comentários:

  1. Valeu, me ajudou muito..

    ResponderExcluir
  2. Pq você escreve "Paztejamos" no final?
    Obrigada pela ajuda! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, sempre fui evangélico e nos grupos em que eu frequento é comum as pessoas se saudarem dizendo "paz". Só que entre amigos a gente sempre tirava sarro, dizendo "pazteja", que seria uma suposta contração para 'ter paz'...

      é só um sarrinho antigo, porque o objetivo desse blog nunca foi ser 'sério' mesmo.

      Eu comento isso na página "sobre o blog" =D

      Sobre a ajuda: de nada, na verdade queria poder escrever mais, mas nem sempre consigo tempo - e paciência - pra escrever, então acaba ficando por isso mesmo.

      Lembrando que é bom tu conferir sempre o que tá escrito aí pra ver se não desatualizou. Eu escrevi essa materia de conhecimentos bancários em 2011 e pode ser que alguma coisa esteja diferente. Eu sugiro a apostila do Edgar Abreu (tem nos "links úteis" ali em cima) que nas primeiras páginas tem uma tabela com as 'últimas atualizações' da matéria.

      Bons estudos aí, fico feliz em ser útil.

      Excluir