Lease-Back

O Lease-Back (ou Leasing de Retorno) tem as mesmas características essenciais do Leasing Financeiro, mas aqui eu já tenho a posse do bem.

Funciona assim: A empresa do Almir, por exemplo, tem um bem que representa "dinheiro parado" - por exemplo, um prédio. O que ele faz? Vende esse prédio para uma Sociedade de Arrendamento Mercantil num contrato especial em que essa venda dá direito ao Almir de arrendar esse prédio de volta. Dessa forma o Almir:
  1. Não perde o prédio e pode continuar usando-o da mesma forma;
  2. Ganha capital de giro para "tocar" sua empresa.
Essa "venda" com um contrato especial na verdade é um Lease-Back. O exemplo foi baseado na empresa do Almir justamente pelo fato de que o Lease-Back não pode ser feito por pessoas físicas, só juridicas.

Paztejamos

6 comentários:

  1. eu nao entendi muito bem como a almir vai continuar usando o seu predio, e se ele continuar usando pq a arrenadora vai comprar ???

    ResponderExcluir
  2. Ele vende pra adquirir dinheiro 'na mão'. E arrenda pra continuar usando. Aí ele vai pagando as prestações aos poucos.

    A arrendadora compra porque provavelmente entre o valor de compra e o valor total das parcelas existe uma diferença, que deve ser o lucro dela.

    ResponderExcluir
  3. é igual a um Penhor! porem o objeto do contrato continua em sua posse!

    ResponderExcluir
  4. é igual a um Penhor! porem o objeto do contrato continua em sua posse!

    ResponderExcluir