Penhor

O conteúdo desse blog está aos poucos sendo migrado, e essa página já pode ser encontrada em http://jeangamboa.blogspot.com.br/2015/06/penhor.html.

----
Eu não conheci ninguém até hoje que tenha dado algo em Penhor. Mas já vi filmes de pessoas empenhando ou penhorando seus bens para pagar alguma coisa mais cara.

Nos filmes em que isso aparece, em geral, são pessoas ricas que ficam pobres e vão até o banco dar suas jóias em penhor para tirar algum dinheiro. Por exemplo, se a jóia vale R$1000, a pessoa pega R$900 e deixa a jóia no banco. Se ela não trazer o dinheiro de volta no prazo estipulado (por exemplo 1 mês), a jóia é leiloada pra recuperar o dinheiro.

Claro que nesse tipo de filme o objetivo é fazer uma "venda", conseguir o dinheiro em troca da jóia. Mas na teoria, o objetivo do Penhor é pegar a coisa dada em garantia de volta assim que arrumar o dinheiro.

No Brasil o Penhor comum é feito exclusivamente pela Caixa Econômica Federal - CEF, ou seja, a Caixa tem o monopólio do Penhor.

Em situações de penhor rural, mercantil, industrial ou de veículos, o devedor pode ficar com a coisa empenhada. Por exemplo, se eu der em garantia 20 cabeças de gado, eu não vou levar as 20 cabeças lá na Caixa pra eles guardarem enquanto eu fico com o dinheiro.

Um detalhe importante: se o credor perder ou estragar a coisa penhorada, o credor tem que pagar indenização para o devedor.

Paztejamos

5 comentários:

  1. Importante:

    Se a coisa penhorada que estiver com o credor se perder, ou ser deixada a se deteriorar, o credor deve indenizar (pagar pela coisa) ao devedor-proprietário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia. Anna vc usou o termo incorretamente. (penhorada) Neste caso é um ato da justiça. O correto deveria ser "empenhada"

      Excluir
  2. escrevi, no final, do me jeito =D

    ResponderExcluir
  3. CEF não faz penhor rural.

    ResponderExcluir
  4. Se a CEF não faz penhor rural; e o penhor é atividade exclusiva da CEF. Logo penhor rural não existe na pratica?!?! Tava pensando em comprar umas vacas pra penhorar e ter leite gratis. Acho que não vai dar!

    ResponderExcluir