Superintendência de Seguros Privados

A Superintendência de Seguros Privados - SUSEP- é uma autarquia federal e é o órgão responsável por fiscalizar e executar as normas do CNSP relativos a:
  • Seguros Privados;
  • Resseguros;
  • Previdência Privada Aberta;
  • Títulos de Capitalização.
Lembrando que a SUSEP não regula seguros de saúde, que são atribuição da ANS.

A SUSEP tem uma diferença em relação ao BaCen e a CVM porque seus diretores não passam por sabatina.

A diretoria da SUSEP é composta pelo Superintendente - que é o presidente - e mais 4 diretores. Além disso, o Secretário-Geral e o Procurador-Geral participam das reuniões, mas sem direito a voto.

[como funciona? indicados pelo Presidente?]

Têm sua sede no Rio de Janeiro.

Paztejamos

2 comentários:

  1. A SUSEP é administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Também integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretário-Geral e Procurador-Geral. Compete ao Colegiado fixar as políticas gerais da Autarquia, com vistas à ordenação das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP e aprovar instruções, circulares e pareceres de orientação em matérias de sua competência.

    A presidência do Colegiado cabe ao Superintendente que tem, ainda, como atribuições, promover os atos de gestão da Autarquia e sua representação perante o Governo e à sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Priscila, sanou algumas das dúvidas entre colchetes =D

      vim pro computador agora, as 00:40 da noite (e por isso estou quase dormindo na frente do pc)... mas prometo que amanhã (ou logo logo) eu anexo esse teu comentário no post de uma maneira facil de compreender. Obrigado por ajudar a compor esse blog, seja bem vinda e volte sempre =D

      Excluir