Bolsas

As Bolsas são espaços próprios para negociação. Aconteceu mais ou menos assim: em algum momento da história os donos de empresas resolveram que precisavam de um espaço para fazer seus negócios, vender e comprar ações de companhias para captar recursos ou fazer sociedades, etc. Assim as bolsas surgiram, pra suprir essa necessidade.

Antigamente, os negócios eram feitos num espaço físico, com pessoas recebendo ligações de compra e venda de ações aos gritos o tempo todo durante o período de "pregão". Com o tempo, houve avanços tecnológicos e em 1997 a Bovespa - que é era principal Bolsa de Valores - comprou um sistema chamado Mega Bolsa. Esse sistema substituiu os pregões "viva voz" (como eram chamados os pregões feitos na base do grito) por um sistema que pode ser operado pela internet, usando um programinha chamado Home Broker. Portanto hoje os pregões são eletrônicos.

Tudo bem, agora já sabemos o que é uma bolsa e como funciona. Mas o que é negociado dentro da bolsa? Depende. Antigamente havia uma diferenciação entre o que era negociado na Bovespa e o que era negociado na BM&F - que eram as principais bolsas existentes no Brasil. Atualmente a Bovespa se uniu com a BM&F e formou a BM&FBovespa S.A., também conhecida como Nova Bolsa. Na BM&FBovespa pode-se negociar tanto ativos quanto derivativos, inclusive pode-se negociar as ações da própria bolsa, que é uma entidade com fins lucrativos, visto que é uma Sociedade Anônima.

É importante destacar que existem, sim, outras bolsas no país. Mas a BM&FBovespa é a principal e aquela que provavelmente deve ser cobrada na prova. Portanto, quando eu me referir a Bolsa nos textos desse blog, certamente vou estar me referindo a BM&FBovespa.

Bom, mas quando eu quero negociar na bolsa, eu não posso simplesmente fazer download de um Home Broker na internet e sair usando. Eu preciso primeiro fazer um contrato com uma intermediária que me "leva" até a bolsa. Essa intermediária é uma Corretora ou uma Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Além disso, quando uma empresa quer colocar suas ações a venda na bolsa, ela precisa fazer um IPO (Initial Public Offer). Já quando a empresa já tem ações na bolsa e quer colocar mais, ela faz um processo chamado Follow On.

[O que é IPO e Follow On?]

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário