Depósitos a Vista

Depósito a vista é aquilo que todo mundo está mais do que acostumado a fazer ao ir a um banco. É o ato de levar dinheiro no banco e depositar na conta corrente. Ou seja, então quando você vai ao banco e deposita dinheiro na sua conta ou na conta de alguém (seja pelo caixa ou com aquele envelope) está fazendo um depósito a vista. O depósito se chama "a vista" porque, a qualquer momento que você queira, o dinheiro pode ser retirado.

As instituições que recebem esse tipo de depósito, ou seja, que captam depósito a vista, são as seguintes:
  • Bancos Comerciais;
  • Bancos Cooperativos;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Múltiplo com carteira Comercial.
As instituições que captam depósito a vista também são conhecidas como instituições bancárias ou monetárias, porque ao receber dinheiro elas podem multiplicar moeda.

[faltou as porcentagens do depósito que vão para compulsório, que são livres, etc; alguém comenta aí se faltar mais alguma coisa]

Paztejamos

9 comentários:

  1. não teria como explicar a diferença entre cada uma dessas instituições?

    ResponderExcluir
  2. Oi SISTEC,

    Na verdade é meu objetivo futuro. Mas como eu sou um estudante e ainda estou na graduação - e não estou estudando pra concurso bancário agora -, acabo "deixando pra depois" em decorrência de outras prioridades de estudo.

    De fato, existem muitos conteúdos em aberto ainda nesse blog e eu peço desculpas por não tê-los completado, mas infelizmente não tenho como fazê-los agora.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este material!
    Está me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.. tirou bastante minhas duvidas!!

    ResponderExcluir
  5. explicou de um modo fácil, com uma linguagem popular
    ,ajudou.

    ResponderExcluir
  6. Essa informação me ajudou mt.

    O depósito compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execução da política monetária. O depósito compulsório é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista ou outros títulos contábeis.
    De acordo com a notícia, o recolhimento compulsório sobre depósitos à vista (conta corrente) será progressivo: subindo para 44% em julho de 2012 e para 45% em julho de 2014. Isso significa que, num primeiro momento, os bancos serão obrigados a recolher 43% do dinheiro da conta corrente dos clientes (depósito à vista) e repassar em espécie para o BC. Esse dinheiro não tem remuneração, fica parado!

    ResponderExcluir
  7. Cooperativa de credito e bancos cooperativos são a mesma coisa, as instituições que recebem dinheiro à vista são 4 não 5. Essa informação tem no site do banco central. fiquei confuso mais agora tenho certeza que intender. Esse bllog está dando ou informações erradas ou também se confundiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailton, obrigado por desconfiar desse material. Eu desenvolvi ele em 2011 quando eu fiz o concurso, e algumas coisas de lá pra cá realmente mudaram.

      Apesar disso, não parece ser o caso das cooperativas de crédito.

      Leia esse link, onde se descreve a diferença entre um e outro:
      http://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo-de-credito-no-mundo/bancos-cooperativos/

      Mas... se tu tiver o link do BaCen onde tem essa informação a gente pode rever essa informação. Mas a princípio, que eu saiba, são diferentes sim.

      Excluir
  8. Segue o link que confirma a informação do Ailton.

    http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/ifcdv.asp

    ResponderExcluir