O Que São Palavras Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas?

Normalmente, quando faz tempo que agente não estuda Português, essas palavras soam familiares mas não nos dizem grande coisa. É coisa que agente lembra que estudou, mas não lembra mais pra que que serve.

Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas estão, na verdade, relacionadas com a prosódia, que é a pronúncia correta das palavras.

Uma palavra ser Oxítona signfica que ela tem como sílaba tônica sua última sílaba. Sílaba tônica é aquela sílaba que se fala com maior "intensidade" entre as demais. Palavras como "bordel" ou "fator" são oxítonas.

Por outro lado, uma palavra Paroxítona é aquela que tem como sílaba tônica sua penúltima sílaba. Como exemplo, temos "carne", "rato" ou "casa".

Por último, palavras com sua antepenúltima sílaba sendo tônica são Proparoxítonas. É interessante que se agente escrever uma palavra proparoxítona para uma criança ler, provavelmente ela vai ler como sendo paroxítona ou oxítona, dependendo da palavra. Isso por dois motivos: primeiro porque a criança não sabe pra que serve o acento; e segundo porque proparoxítonas não são palavras "naturalmente" faladas. Por exemplo, a palavra "mero" é proparoxítona porque tem acento na antepenúltima sílaba, caso contrário, falaríamos "numero". Outro exemplo é a palavra "laba": só falamos com a antepenúltima sílaba sendo tônica porque estamos acostumados e porque temos o acento, pois se não conhecêssemos a palavra, leríamos "silaba", com tonicidade na penúltima sílaba. Como as palavras proparoxítonas não são "naturais", todas as proparoxítonas da língua portuguesa são acentuadas!

Paztejamos

98 comentários:

  1. nao da para em tender nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade não intendi porcaria nem uma

      Excluir
    2. não me ajudo em que eu precisava esse site n ajuda só confunde mais as pessoas que querem ajuda

      Excluir
    3. eu entendi perfeitamente!

      Excluir
    4. Na verdade eu no começo achei o site bom e realmente esclarecia minhas duvidas mas ao acabar de ler tive que começar tudo de novo pois quando terminei o texto não entendi nada; por digo pras pessoas que queirao esclarecer suas duvidas procurem um dicionário virtual que vale mais a pane

      Excluir
    5. Eu intendir, mais ou menos

      Excluir
    6. eu intendi+ou-....

      Excluir
    7. eu entendi muito bem

      Excluir
    8. isso nao ajuda nada e muito ruim!!!!!!!!!!1

      Excluir
    9. Primeiro não e assim que se escreve ENTENDER e da para ENTENDER claramente.

      Excluir
    10. vai se burro longe traste volta pro escola loca kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Nossa entedi ate d mais esse ai ta d brincadeira ñ entender

      Excluir
    12. obrigado pela dica

      Excluir
    13. Eu também não intendi nada '-'

      Excluir
    14. eu entemdi muito bem

      Excluir
  2. poiséh, Que porrinha isso aqui. Nao me ajudou em nada ¬¬ E eu esperando pra conseguir fazer a simulação de uma prova ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso tomara que me ajude pf meu deus faça eu toma boas nota

      Excluir
    2. vc e burra porisso..

      Excluir
    3. A palavra certa é POR ISSO.
      Dica>>> volte ao primário.

      Erciane

      Excluir
    4. já disse tudo não vai consegui que garota burra,meu Deus que analfabeta vai pro inferno com tua falta de coragem ,doida e ai viu kkkkkkkkkkkkkkk tem que fazer uma escola só pra os burro Jesus kkkk.

      Excluir
  3. eu entendi muito bem !! o texto ta legal é só ler direito. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, é porque alguém não ler com atenção e depois julga o texto ser ruim. Leiam com atenção que entenderão.

      Excluir
    2. Eu Entendi voce que é burra

      Excluir
  4. não espero que ninguém "em tenda" ou "intenda" porcaria "nem uma". Pessoal tem que estudar um pouco de gramática antes de criticar.

    E também, me poupem desse tipo de comentário. Por favor, isso não constrói nada. Não gostou? explica por que não gostou. Vir aqui dizer que tá ruim é fácil, eu quero é comentários que me ajudem a escrever um material melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei!
      só nas proparoxítonas queria mais explicações.
      grata
      Caroline

      Excluir
    2. Caroline, qual a tua dúvida exatamente?
      Se souber, posso responder agora mesmo =D

      Proparoxítonas são palavras com a antepenúltima sílaba sendo tônica, como por exemplo, "básico", "pântano" ou "ênfase". Pode notar que todas têm acento. Isso porque a sílaba tônica delas não é natural. É como se a gente criasse aquele acento, só pra pronunciar a palavra de forma diferente.

      Aqui no Rio Grande do Sul tem uma cidade chamada Pantano Grande. Como o nome da cidade não tem acento, a pronúncia correta do nome é "pan-TA-no" (e não "PÂN-ta-no"). Assim, se pronuncia o nome de uma forma meio 'esquisita' em relação ao que se está acostumado a ouvir.

      Dessa forma, no caso de não ter acento, a palavra "Pantano" se torna uma paroxítona, que é a forma natural como se pronunciaria uma palavra terminada em "O" (como "carro", "dado" ou "lixeiro").

      Por isso, pra soar proparoxítona, é obrigatória a colocação de um acento na antepenúltima sílaba.

      Espero ter tirado tua dúvida =D

      Excluir
    3. ficou muito claro adorei,você está aqui pra relembrar as definições e não pra ensinar pessoas que não sabem nem o que é gramática direito. Continue assim entendi tudo muito bem obrigada

      Excluir
    4. Cara ficou mto bom eu entendi direitinho , vlw me ajudou nos estudos

      Excluir
    5. n ta confuso '-' é só ler direito que entende ¬¬' ah, e o carinha que escreveu o texto, n to querendo defender ngn, mas antes de flr das pessoas q estão escrevendo errado, você boto ''agente'' ao invés de ''a gente'' ,antes de corrigir os outros , se corrija primeiro por favor ;)

      Excluir
    6. Na minha opinião a explicação está muito boa. Gostaria de deixar um recado para quem escreveu o texto, não se sinta ofendido com as criticas, pois algumas vezes elas vem para ajudar, mas na maioria das vezes elas são ditas por hipócritas que não sabem nem o que estão dizendo, e pensão que sabem de mais.. Mas que na verdade não tem conhecimento nem mesmo da ortografia básica!!! Meu nome é Raidani... Quem gostou do comentário bem, se não gostou, só lamento, pois nem Jesus Cristo agradou todo mundo :)

      Excluir
    7. meu filho gente burra não vai entender isso,eu entendi obrigada e não esquenta com esses burros de uma figa são mentes vazias so Deus na causa viu.

      Excluir
  5. Liz e Anônimo:

    Obrigado pelo apoio. Se tiverem alguma dúvida, crítica ou sugestão, fiquem a vontade :)

    ResponderExcluir
  6. vlw esclareceu a minha mente

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Entende nadinha.

      Excluir
  8. quen falo que é ruin é pq é um relaxado

    ResponderExcluir
  9. eu amei e entendi tudinho. ajudou bastante não tem nada de merda nisso.

    ResponderExcluir
  10. eu aprendi tudinho e bom aprender muitas coisas purisso que nos ficamos inteligente.

    ResponderExcluir
  11. eu entendi muito bem ...revisei e agora ensinando pra minha filha ,parabéns!

    ResponderExcluir
  12. esses que falaram que não presta não sabe de nada são uns bando de relaxado agora ai pergunta pra eles se eles sabe.obrigado pela ajua

    ResponderExcluir
  13. da para endender muinto bem,deixa de ser prigiissoso e leia com atenção,uma,duas,tres vezes ou mais se presisar,basta ter interece em aprender

    ResponderExcluir
  14. Muito Bom !!!! pode falar um pouco dos ditongos ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, até que poderia, mas pra isso precisaria dar uma revisada no assunto, o que demanda um tempo que atualmente eu não tenho.

      Esse blog eu atualizo conforme eu tenho tempo porque o objetivo dele é me ajudar a estudar quando eu preciso. É como se fosse meu próprio "caderno", eu vou escrevendo e esquematizando aqui pra ver se eu sei sobre o assunto ou não. Geralmente eu não sei tanto quanto acho, o que me obriga a ir atrás das informações que eu preciso pra matéria em estudo.

      Atualmente eu estou estudando especialmente Atuária, Direito Administrativo e Direito Constitucional (isso em Abril de 2013, pode mudar conforme o tempo) e por isso o último material produzido nesse blog é desses assuntos. Como eu ainda estou num período introdutório, não produzi muita coisa desses assuntos porque não tenho grandes conhecimentos. Com o tempo vou tentar escrever mais conteúdo útil.

      Excluir
  15. eu tendí kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Obrigado graças a Você tirei uma nota boa em Português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso.
      Sempre que precisar, estamos a disposição.

      Excluir
  17. Que cambada de burros... Pelo amor de Deus, ta mais que explicado! Esse tipo de atitúde me da ancia de vomito. Ingratos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade isso e uma cambada de burro

      Excluir
  18. que merda vou ter que estuda essa porcaria que degraça que merda

    ResponderExcluir
  19. A matéria é ótima bem explicadada, me ajudou!!! obrigado...

    ResponderExcluir
  20. Pessoas ignorantes é um caso muito sério! Se estivessem afim de aprender, falariam suas dúvidas e pediriam realmente ajuda... Mas estão aqui só para reclamarem, por tanto arrumem algo mais interessante para se fazer...
    Obrigado JæN, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  21. Tá muito bem explicado!Adorei. É só lê com bastante atenção. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Ta muito , facil... DE entender.(Circulando o fato que tenho 11 anos!)

    ResponderExcluir
  23. quem dizer q n deu para entender entao ele n le muito, isso foi apena uma súmula de que ja vimos nas classes passada, esta bem explissita

    ResponderExcluir
  24. ta painha oxe xente kkk

    ResponderExcluir
  25. Adorei as explicações. muito fácil de entender. me esclareceu muito..
    pamella esephany

    ResponderExcluir
  26. Poh brigado gostei .......

    ResponderExcluir
  27. Gostei esclareci minhas duvidas obrigado.

    ResponderExcluir
  28. eu entendi tudo vcs são tudo uns bobos

    ResponderExcluir
  29. que bosta ñ deu pra entender nada

    ResponderExcluir
  30. ótima explicação. gente, é fácil de entender. palavras oxítonas, a ultima sílaba é a que se fala com maior "intensidade" entre as demais. paroxítonas, tem a ante penúltima sílaba que se fala com maior "intensidade" entre as demais. proparoxítonas, tem a primeira sílaba que se fala com maior intensidade.

    ResponderExcluir
  31. Deu pra entender e relembrar sim, só fiquei em dúvida nessa parte: Por exemplo, a palavra "número" é proparoxítona porque tem acento na última sílaba...não seria na primeira sílaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente anônimo. Faz tanto tempo que isso tá aí e ninguém nunca tinha visto :P

      mas o caso é, não coloquei 'primeira', porque se fosse uma palavra de 4 sílabas não fecharia certo. Então coloquei 'antepenúltima'. Mas obrigado pela observação de qualquer forma :)

      Excluir
  32. Me desculpe, mas eu parei no "agente"

    ResponderExcluir
  33. Uma pessoa que ensina português e escreve "agente" não é confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, queria curtir esse teu comentário.
      Aliás, queria que alguém prestasse atenção no que está dizendo quando comenta alguma coisa desse gênero.
      o "agente" podia muito bem ser um defeito no espaço. Ou podia ser um engano meu ao escrever, o que é normal acontecer as vezes quando não se revisa muito bem.
      Mas o que é principal, eu não estou nem aí pro 'agente', estou aí pra o conteúdo, não pra forma como é apresentada. Deixei os 'agentes' aí por isso mesmo, porque eu escrevia - e de propósito - "agente", "eMfim", "encomodado" e não me preocupava com a forma, mas com o que estava escrevendo.

      Eu não ligo se alguém não vem aqui por causa da forma como eu escrevo, tanto faz, é direito seu. Mas vir aqui zuar minha forma de escrever é a maior perda de tempo do mundo.

      E eu não ligo se alguém vem aqui, esse blog é para EU aprender, EU aprendo melhor quando escrevo, e deixo na internet para os outros acessarem simplesmente porque eu sou legal e se alguém quiser aprender com o que eu escrevi está disponível.
      EU não ganho dinheiro nenhum pra isso, EU não ganho NADA pra isso, e EU não ligo se alguém se importa mais com a FORMA que eu escrevo do que com o CONTEÚDO do que eu escrevo.

      Todos os dias recebo uns comentários idiotas desse nível e, sinceramente, que se dane, a internet é pra isso mesmo, pra alguns produzirem, outros consumirem e a maioria, A GRANDE MAIORIA, trollar.

      Excluir
  34. Apesar de um erro no início do texto que o autor cometeu com a palavra "agente" que no caso é "a gente", o texto em sí ficou muito bom!
    Só não aprende quem têm a mente preguiçosa (isso inclui a preguiça de procurar).

    ResponderExcluir
  35. eu so fiz olha consegui
    ir vcs sao um cambado de burro

    ResponderExcluir
  36. É um conteúdo tão simples, achei bem explicado... acho que a maioria não sabe o que é uma sílaba tônica por isso não conseguem entender nada...

    ResponderExcluir
  37. adorei a explicação me ajudou muito e foi por essa ajuda que eu fui bem na prova

    ResponderExcluir
  38. fernanda muçurí paroti16 de abril de 2014 10:22

    eu adorei essas explicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até parece eu n entedi porcaria nenhuma

      Excluir
  39. Adorei eu tenho uma prova amanha e eu precisava saber o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

    ResponderExcluir
  40. - Muito bem explicado, me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  41. a maioria das pessoas que não entenderam, mal sabe escrever, como que vai entender?
    não sou inteligente, mas eu entendi perfeitamente! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  42. Acho q foi muito claro e objetivo!
    Só uma planta não entenderia isso,desculpa!

    ResponderExcluir
  43. Eu entendi perfeitamente obrigada. Quem não entendeu volta pro primeiro ano ta #foraburros

    ResponderExcluir
  44. ER SO PRESTA ATENÇÃO QUE ENTENDIR PQ ATENÇÃO ER MUITO INPORTANTE PARA STUDENTES ESTUDANTES COM DIFICUDADES VIU EU ENTENDIR

    ResponderExcluir
  45. Muito bom! :)
    deu pra entender direitinho, bem fácil a explicação!
    Obg!

    ResponderExcluir
  46. Poow, no início: ''Normalmente, quando faz tempo que agente não estuda'' .. Como você vai ensinar alguém e escreve errado ? Aí no caso, seria ''a gente'', ''agente'' nós usamos só se for agente do FBI, agente de saúde..

    ResponderExcluir
  47. Eu entendi tudo palavra por palavra

    ResponderExcluir
  48. Tó pesquisando pq daqui a pouco é prova

    ResponderExcluir
  49. oxitonas e a ultima silaba mais forte paroxitona e a penultima silaba mais forte proparoxitona e a antepenultima silaba mais forte

    espero ter ajudado me manda um joinha no www.manualdomundo.com sou o ibere thenorio

    ResponderExcluir
  50. Eu entendi perfeitamente....
    Só não entende quem é burro kkkkk

    ResponderExcluir
  51. eu entendi tudo tirei todas as minhas duvidas....

    ResponderExcluir