Taylorismo

O professor tentou mostrar como Taylorismo não é "exploração de operário". Segundo ele, Taylor está mais preucupado no 'não-desperdício' (ou seja, na otimização dos processos).

O operário, conforme Taylor, é uma mão-de-obra barata, abundante e desqualificada (qualquer chibungo), que serve à organização com seu corpo e que trabalha pra comer (porque se não trabalhar, morre de fome).

Taylor
  • sugere a valorização do operário;
  • pressupõe a Administração como sendo uma ciência;
  • propõe:
    • a divisão racional do trabalho;
    • cronometragem dos tempos médios das operações;
      • quem trabalhasse mais rápido receberia incentivo salarial;
    • um equilíbrio entre a prosperidade da empresa e a prosperidade do funcionário.
Assim, se o operário produz em menos tempo que o tempo médio padrão, ele deve ser recompensado com um incentivo salarial. Porém, se o operário produz demora mais que o tempo médio padrão, ele deve ser demitido, por prejudicar a prosperidade da empresa.

[Custo mínimo????? escrever algo sobre]


A grande contribuição do Taylorismo foi a organização racional do trabalho, que fragmentou uma grande operação em várias pequenas operações mais simples, onde o funcionário poderia se especializar em apenas uma parte do processo produtivo. O operário especializado, assim, não sabe bem como tudo se compõe, sabe apenas a sua função, ficando dessa forma alienado do processo produtivo completo.

Um exemplo atual de ambiente onde as coisas funcionam com uma tendência Taylorista são os Call Centers, onde o funcionário trabalha sem saber exatamente como se encaixa seu serviço no meio da empresa, seguindo apenas as instruções de forma alienada, com seu serviço fragmentado, cumprindo apenas metas.

Paztejamos

3 comentários:

  1. Muito bom o resumo. Apesar que podemos colocar críticas na adm clássica. O trabalhador era como parte de uma máquina, uma engrenagem apenas. Mas como ter prosperidade com essa pressão de tempo, que até mesmo os próprios colegas de trabalham podem "coagir" que certo colega mais eficiente diminua o ritmo para não prejudicar os demais colegas medianos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, hoje creio que vou mecher bastante nesse artigo e em outros. Aí posso adotar algumas das tuas sugestões =D Fique a vontade pra comentar.

    ResponderExcluir
  3. Nossa,gostei muito deste Site,bem resumido e bem detalhado! Tomara que as informações me ajudem!
    Eu o recomendarei para os meus amigos! ☺😊😊☺

    ResponderExcluir