Experiência de Hawthorne

Experiência de Hawthorne é uma experiência feita por Elton Mayo na Western Eletric (uma empresa competidora da GE) em 1927, em Chicago. No contexto histórico está logo em seguida a quebra da bolsa de Nova York, a recessão, a formação de sindicatos e o conflito social. O clima social na experiência ainda era ameno, mas o governo estava preocupado com o as greves.

A experiência está bem descrita na wikipédia no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Hawthorne

O importante para a aula são as duas primeiras fases da experiência.

2 comentários:

  1. O que me lembro dessa experiência de Hawthorne é sobre ter luz boa, ou ter luz um pouco ruim, e se isso influencia na produção. O que entendi na aula é que não faz diferença ter luz boa ou não, e sim o fator psicológico do cara achar que deve trabalhar mais por ter luz boa, e o cara trabalhar menos se tiver com luz ruim. Era isso, ou to errado? ensina aí o que vc entendeu sobre esse negócio de trabalhar com luz boa e com luz ruim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo. Quanto a essa questão, pelo que eu entendi em aula, a questão não era que a pessoa achasse que deveria trabalhar mais por ter luz boa, mas que a pessoa trabalhava melhor inconscientemente por ter luz boa.

    Mais ou menos assim: se o Almir rende 100 reais por dia de trabalho com luz baixa, e o José rende 100 reais por dia com luz alta, o José rende menos que o Almir, visto que o Almir trabalha em condições piores. Então, supostamente, se colocar-mos o Almir em luz alta, ele vai render mais que 100.

    Mas a experiência de Hawthorne não se limita a essa parte: Sugiro que leia o artigo da Wiki na 1a e 2a etapas da experiência, ele é bem explicativo.

    ResponderExcluir