Tipos de Líder

A Escola das Relações Humanas pressupõe três tipos de líderes conforme Cohen e French:

1) Líder Tradicional, Autoritário ou Autocrático: é o líder que trabalha com coerção e recompensa. Ele bota a pressão e manda como quer, mesmo que seus subordinados discordem (ex: Jorge Gerdau).

2) Líder Democrático: É aquele que escuta a todos e tenta achar um consenso, um padrão melhor pra todo mundo. É tido como ideal, utópico.

3) Líder Laissez-Faire (fantoche): É um líder que ocupa o cargo de líder mas que outro comanda. Deixa as coisas chegarem ao caos para resolverem. (ex: Lula).
____________________________________________________
Já Renses Likelt (1957) encherga 4 tipos de gerência:

1) Líder Tradicional, Autoritário ou Autocrático: o mesmo previsto por Cohen e French.

2) Líder Autocrático Benevolente: É um autoritário que fala mansinho. Ele te obriga a fazer o que ele quer, como trabalhar horas extras, mas fala com jeitinho pra não passar a idéia de obrigação e sim de necessidade.

3) Consultivo: Não deixa de ser Autoritário. Propõe falsa participação na escolha. O exemplo que o professor deu é a escolha para Reitor na Universidade: todos votam e vai uma lista tríplice para o Ministro da Educação escolher. Ele não necessariamente escolhe o mais votado, ele escolhe o que lhe convém.

4) Participativo: É o ideal, utópico, para Likelt. Quebra a hierarquia/dominação. É tipo o Orçamento Participativo, em que cada pessoa, do peão ao engenheiro, tem o mesmo poder de voto. Não funciona porque sempre prevalece o interesse da organização e sempre há certa hierarquia.

2 comentários:

  1. Daqui uns dias o professor vai recomendar os filmes: tempos modernos, tropa de elite.. para fazer uma comparação com as matérias. .hehe

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, de fato ele recomendou o Tropa de Elite. Tempos Modernos não, mas Tropa de Elite rolou até trabalho pra entregar :P

    ResponderExcluir