Dicas e Links úteis para atuários

Tentarei escrever bastante sobre atuária (na medida do possível) porque me dei conta que simplesmente não existe conteúdo sobre isso na internet - o máximo que eu encontrei foi o livro Introdução à Atuária(CLIQUE AQUI PARA ABRIR) no WikiLivros. Por isso, vou deixar uma lista de links abaixo com os principais sites relacionados à área e uma breve explicação de porque eles são importantes.

O site do IBA é importante porque, para ser Atuário no Brasil, é necessário ser aprovado num exame, tipo como é o conhecido exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Então, depois de aprovado sim a pessoa ganha a permissão de trabalhar de fato como Atuário.
É interessante conhecer o site da SOA porque fora do Brasil, nem todo lugar do mundo tem cursos de Ciências Atuariais. Por isso, para trabalhar no exterior, existem exames da SOA (Society of Actuaries) que, se tu for aprovado, tu ganha a permissão de trabalhar como Atuário nos países do mundo que aceitam esse exame como válido.
O site da FUNENSEG é especial principalmente porque dá acesso grátis às suas publicações. Basta clicar em "O que você procura?" no canto superior direito e selecionar "Acervo Digital". Tem ali um número absurdo de publicações úteis pro estudo dos seguros em geral.

Ontem eu fiquei sabendo que um colega está imigrando e vai dar uma palestra sobre como foi esse processo. Depois de assistir a palestra, escreverei aqui qual o processo pra fazer as provas da SOA e etc.

Paztejamos

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Estou respondendo a seu comentário no meu blog, "Quase Atuária"..
    Sou atuária agora! Formei no fim do ano passado, e agora estou aguardando para fazer a prova do IBA.
    Não trabalho como atuária exatamente, mas trabalho na área. Trabalho em uma empresa que desenvolve sistemas para gestão de institutos de previdência própria (concessão de benefícios, cálculo, pagamento, etc.). Sou muito feliz, porque me identificou muito com tecnologia da informação também..

    Tenho alguns posts iniciados e a qualquer momento volto a escrever coisas sobre atuária no meu blog sabe.. O que tem me impedido ultimamente é tempo.. Desde o ano passado, ano de formatura, fiquei muito atolada com monografia, trabalho, viagens, etc..

    Muito bacana seu blog, e quando eu voltar, te aviso sim!

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir