Características do Seguro

Pode parecer redundante dizer, mas as Características do Seguro são aquelas coisas que caracterizam o seguro. Todo o seguro vai ter essas características, é intrínseco ao seguro ter isso. São coisas que não tem tanto a ver com a funcionalidade do seguro nem com as partes integrantes dele, mas tem a ver com a situação que caracteriza a necessidade de um seguro, daonde surge o seguro.

As características do seguro são:

  • Previdência - Previdência vem de "se prevenir". Quem se previne tem previdência. Ou seja, previdência é a ideia que a pessoa tem de que precisa fazer alguma coisa pra se prevenir que algo aconteça a si próprio ou aos seus bens e propriedades.
  • Incerteza - A pessoa que se previne tem medo que algo aconteça. Mas esse algo pode ou não acontecer. Ou seja, existe uma incerteza em relação ao dano que ela pode sofrer. Essa incerteza pode estar tanto na ocorrência (se vai acontecer ou não) quanto na época (quando vai acontecer). Assim, em algumas situações de seguro, existe a certeza de que algo vai acontecer (como em seguros de vida, em que a pessoa tem certeza de que vai morrer), mas não se sabe quando, e nessas situações é aí que se encontra a incerteza.
  • Mutualismo - é a reunião de pessoas que tem o mesmo propósito de se prevenir para que, com isso, todas juntas suportem o dano que para uma pessoa sozinha seria muito grande. É a ideia de que "a união faz a força". Então se, por exemplo, 10 pessoas sabem que podem sofrer um dano, elas se juntam, guardam um dinheirinho cada (formam uma "massa econômica"), e quando acontecer um dano com alguém, esse alguém pega o dinheiro para se "reerguer". É essa a ideia dos seguros de carro, por exemplo.
Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário