Exame: Como criar uma startup de sucesso no final de semana


Em novo livro, os codiretores do Startup Weekend reúnem dicas práticas para quem deseja tirar uma ideia do papel


Size_80_camila-lam
, de 

São Paulo – É possível criar uma startup de sucesso durante um final de semana? Sim, é possível. A obra Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas, de Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat, traz conselhos dos autores para quem deseja tirar uma ideia do papel e empreender.

Os autores também são os codiretores do Startup Weekend, instituição sem fins lucrativos e apoiada pela Kauffman Foundation. Criado em 2007, o evento Startup Weekend é voltado para empreendedores, desenvolvedores e designers, que se reúnem para compartilhar ideias e criar empresas. 
O evento já teve edições em mais de 500 cidades ao redor do mundo. Com a experiência dos eventos, os autores reuniram na obra dicas práticas e lições de empreendedorismo
Eles explicam, por exemplo, que na maioria das vezes, a troca de cartões em um evento não resulta em uma relação duradoura e não há troca de informações entre os presentes. O networking deveria ser orientado para que algo aconteça. 
Um bom começo para tirar sua ideia do papel é treinar a maneira como ela é apresentada. Explicar a característica mais básica de sua ideia não significa ser simplista.
Para eles, uma das coisas mais importantes para uma startup é buscar uma equipe talentosa. As habilidades dos membros do time precisam ser complementares e os interesses de todos precisam ser claros e alinhados. Além disso, é preciso muita energia e entusiasmo por parte dos integrantes.
Os autores acreditam que o modelo de negócios ideal para uma startup é seguindo o conceito de lean startup. Quanto mais enxuto, melhor. Além disso, os autores ressaltam a importância do desenvolvimento do cliente para o sucesso de um negócio. 
Entrevistar clientes potenciais, integrar o feedback ao produto e construir uma base de fãs e futuros clientes são alguns critérios de avaliação. Eles ensinam que a melhor maneira de tirar o máximo do público-alvo é fazer perguntas que não possam ser respondidas com um “sim” ou “não”. Ao invés de perguntar sobre a característica e o benefício, o ideal é questionar o que é mais interessante em relação a determinada característica.
Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas
Reúne práticas e lições para empreendedores que desejam criar startups.
Autores: Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
Editora: Alta Books
--------------------------------------------------------------
Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário