Banco do Brasil

O Banco do Brasil - BB é o banco mais antigo do país. Ele foi criado lá em 1808 pelo rei Dom João VI e por muito tempo foi a autoridade monetária do Brasil, até março de 1986, quando deixou de existir a conta movimento.

A conta movimento dava direito ao BB de emitir moeda como bem quisesse, sem controle do Banco Central. Isso significava que o BB não precisava 'dar lucro', porque não existia como 'faltar dinheiro' pra ele, já que se faltasse, ele simplesmente fazia mais. Então, a partir de março de 1986 o BaCen passou a valer como única autoridade monetária.

O BB hoje é uma Sociedade Anônima (sendo que a União tem o controle acionário), é um banco múltiplo, é o maior banco da américa latina, e é O CARA quando se fala em crédito rural. Da mesma forma que quando se fala em crédito habitacional a gente lembra da Caixa, quando se falar em crédito rural (pra comprar trator, colheitadeira, gado, sementes, etc) a gente precisa lembrar do BB. Além disso, o BB ainda faz a função de agente financeiro do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário